terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Capítulo de uma viagem



Uma das coisas que eu mais gosto de fazer quando viajo é morrer de andar pelas ruas, pegar ônibus, metrô, gosto de ir aos mercados, as feiras de rua...gosto de ver as pessoas, ver o que elas fazem, o que elas comem...Coisas que não faço em SP por preguiça, comodismo até mesmo pelo calor que anda fazendo. E pela falta de transporte publico mesmo...
Gosto de me sentir local, fico imaginando se eu morasse naquele lugar, como seria...olho os prédios, casas e fico escolhendo onde eu moraria. E em alguns lugares eu penso: Ufa ainda bem que não moro aqui!!
Meus olhos são por demais curiosos de novas paisagens, meu estômago também por novos sabores.
Acho que aproveita-se mais lugar onde está quando se anda mais a pé...
Compartilho meu roteiro da última viagem. Destino: Roma que só passamos 3 rápidos dias e acho que aproveitamos e andamos MUITO!! Depois claro, Paris! De pouquinho a pouquinho deixo aqui o roteiro.
Ainda faltou um dia para ir a Nápoles e Pompéia que dá pra fazer em um dia. Mesmo que eu não tenha tido tempo, deixo aqui como faz para quem tiver esse dia sobrando ir conhecer e depois me contar!
Primeiro dia: Acordar cedo e tomar um café da manha reforçado no hotel, esteja animado e prepare-se para a andança.
Dependendo de onde estiver vá andando ate o Coliseu, assim da para ver a cidade e aproveitar cada minuto. No nosso caminho passamos pelo grandioso Monumento a Vittorio Emanuele II, Campidoglio, e a Coluna de Trajano que é bela pois o cara, Trajano, mandou fazer essa coluna e nela tem esculpida parte de sua historia....tem também algumas belas ruínas do Fórum de Trajano e outras cositas más. O ingresso do Coliseu da direito ao Fórum Romano e ao Palatino (12,00 euros). São nesses dois últimos onde vai a maior parte do seu dia, onde a sensação que sua perna vai cair de tanto andar piora a cada passo. Mas vale a pena.
Dependendo da hora que acabar esse "pequenino" tour visite também o Mercado de Trajano.

Uma paradinha rápida no hotel para um banho e VIA!! Saia para jantar, vá andando para escolher uma boa tratoria, o que não falta por la....caso não tenha nada já sugerido por alguém entre na que lhe for mais simpática e mais acessível ao seu bolso! Por mais que seja uma biboca o ponto da massa eles nunca erram! Sempre al dente perfeito...
Nesse dia fomos passeando até chegar a belíssima Fontana de Trevi, (assista La Dolce Vita, maravilhoso Fellini) depois ainda fomos ao Pantheon e acabamos jantando por lá....comidinha honesta, uma taça de vinho, boa companhia....ahhh Rome como es bella!!!!

Coliseu: http://www.rome.info/colosseum/
Obs. Para ir a Nápolis e Pompeia
Para dar conta do programa inteiro, pegue um trem que saia na faixa das 7 da manhã. O mais rápido é o novíssimo ES AV (EuroStar Alta Velocità), que faz o percurso em 80 minutos e custa 36 por trecho (na tarifa Promo 15). O velho IC (InterCity) leva duas horas e custa 14,80 por trecho (na tarifa Amica). Compre no site trenitalia.com.
BALDEAÇÃO
Ao desembarcar na Estação Central de Nápoles, siga as setas para a ferrovia regional Circumvesuviana. Compre no guichê um biglietto giornaliero U3, que custa 4,60 e dá direito a ir e voltar de Pompeia e ainda usar o transporte coletivo em Nápoles até o fim do dia. SALTE NA PORTA Existem quatro estações chamadas "Pompei". Para descer direto na certa, pegue o trem na direção a Sorrento e salte em Pompei Scavi - Villa dei Misteri (scavi quer dizer escavações). Há dois trens por hora e o percurso é feito em 35 minutos. Consulte os horários em www.vesuviana.it.
Pompeia abre todos os dias (exceto no Natal, 1º. de janeiro e 1º. de maio); a visita custa 11.
EM NÁPOLES
De volta à estação de Nápoles, procure a plataforma da linha 2 do metrô (Metropolitana FS); o seu biglietto giornaliero também vale ali. Salte uma estação adiante, Piazza Cavour. Procure o túnel subterrâneo que leva à estação Museo, de onde você emerge direto no Museu Arqueológico. O museu fecha às terças; a entrada custa 6,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário